Agradeço a todos as mensagens de apoio e incentivo (em ordem cronológica)

 

  • "Querida, estou online pra vc, e os livros, é claro!". Stela Morato. Arquiteta e fotógrafa, responsável pelo blog Mexido de Ideias

 

  • "Muito sucesso para você com esse trabalho." Ezequiel Theodoro da Silva. Livre-docente em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Educação da Unicamp, onde atua como colaborador voluntário. Foi secretário Municipal de Cultura, Esportes e Turismo e secretário de Educação de Campinas e diretor-executivo da Editora da Unicamp. Responsável pelo Portal Leitura Crítica. Autor de Leitura de si, o professor enquanto pessoa, Leitura Crítica (2014); Mário Nelli: uma canção pelo ar... uma cidade a cantar, Leitura Crítica (2013); O magistério e a mídia, Leitura Crítica (2012); Novas competências na sociedade do conhecimento, Leitura Crítica (2012); O ato de ler. fundamentos psicológicos para uma nova Pedagogia da Leitura, Cortez (2011); Os (des)caminhos da escola - traumatismos educacionais, Cortez (2011); Leitura na escola e na biblioteca, Edições Leitura Crítica (2010); Leitura na escola e na biblioteca, Papirus (2005); Magistério e mdiocridade, Cortez (2005), entre outros.

 

  • "Parabéns pela página, tenho muita admiração pelo seu trabalho". André Seffrin. Crítico e ensaísta, organizou, entre outros, a Antologia poética de Foed Castro Chamma, Imprensa Oficial do Paraná (2001), as novelas O desconhecido e Mãos vazias e Inácio, O enfeitiçado e Baltazar de Lúcio Cardoso, Civilização Brasileira (2000/2002), os Contos e novelas reunidos de Samuel Rawet, Civilização Brasileira (2004), os Melhores poemas de Alberto da Costa e Silva, Global (2007), os Melhores contos de Fausto Wolff, Global (2007), Roteiro da poesia brasileira – anos 1950 (no prelo) e A poesia é necessária de Rubem Braga (no prelo). Escreveu apresentações, prefácios e ensaios para edições de (e sobre) autores como Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz, Ruy Espinheira Filho, Antonio Carlos Villaça, Aleilton Fonseca, Gilberto Amado e Flávio Moreira da Costa. Pulicou centenas de textos sobre literatura e artes plásticas em jornais e revistas: O Globo, Jornal do Brasil, Última Hora, Jornal da Tarde, Gazeta Mercantil, A Tarde, Manchete, O Pasquim 21, EntreLivros etc. Organiza no momento, para a Civilização Brasileira, o Dicionário Walmir Ayala de artistas plásticos no Brasil, com edição prevista para 2008.

 

  • "Parabéns!"  Regina Catizane. Supervisora Pronatec na Instituto Federal de São João Evangelista.

 

  • "Bacana. Parabéns.!" Matthew Shirts. Editor-chefe da Natinal Geographic/Abril; cronista da Veja São Paulo. 

 

  • "Parabéns pelo blog!" Anna Yue. Editorial manager da Publifolha.

 

  • "Parabéns pelo blog." Márcia Abreu. Pós-doutora em História Cultural na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (1996-97) e livre-docente em Literatura Brasileira pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Professora do Departamento de Teoria Literária do IEL (Unicamp). Coordena o projeto de cooperação internacional “A circulação transatlântica dos impressos - a globalização da cultura no século XIX”, com Jean-Yves Mollier (Université de Versailles Saint-Quentin). Autora de Histórias de cordéis e folhetos (1999), Os caminhos dos livros, mercado de Letras/ALB/FAPESP (2003) e Cultura letrada - literatura e leitura (2006); Antologia de folhetos de cordel - amor, história e luta, Moderna (2005); Leituras no Brasil, mercado de letras (1995); O repórter impenitente, Unicamp (1994). Organizadora de Leitura, história e história da leitura (2000) e Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas (com Nelson Schapochnik, 2005), Trajetórias do romance: circulação, leitura e escrita nos séculos XVIII e XIX (2008), Impresso no Brasil - dois séculos de livros brasileiros (com Aníbal Bragança, 2010).

 

  • "Ótima ideia esta História do Livro, como autor de obras inéditas, acredito que vou tirar bom proveitos desde site. Parabéns a Dida Bessana e a Laura Bacellar, duas mulheres que sabem o que dizem, e fazem." Sebastião Pereira da Costa. Professor aposentado, autor de Eleições em Pedrachata e Não verás país nenhum como este, Record (1992), prefaciado por Fernando Henrique Cardoso. 

 

  • "Gostei do blog". Tié Galluzzi. Editora de conteúdo na Editora Positivo.

 

  • "É sempre muito bom entrar em contato as idéias de pessoas como a ilustradora [Claudia Scatamacchia] entrevistada." Maria Helena Souza Patto.Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, na qual é professora titular.  Autora de: A cidadania negada. Políticas públicas e formas de viver, Casa do Psicólogo (2006); Exercícios de indignação. Escritos de Educação e Psicologia, Casa do Psicólogo (2005); A produção do fracasso escolar. Histórias de submissão e rebeldia. Casa do Psicólogo (2000); Mutações do cativeiro, Hacker/EDUSP (2000); A produção do fracasso escolar. Histórias de submissão e rebeldia, T.A. Queiroz (1990); Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar, T. A. Queiroz (1984); Introdução à psicologia escolar, T. A. Queiroz (1981); Privação cultural e educação compensatória pré-primária, José Olympio (1973); Organizadora de provação cultural e desenvolvimento (1971); com Sylvia Leses de Mello; Maria Luisa Sandova Schmidt e Jose Leon Crochik de Perspectivas teóricas acerca do preconceito, Casa do Psiccólogo (2008); com José Augusto Frayze de Pensamento cruel. Humanidades e ciências humanas: há lugar para a Psicologia?, Casa do Psicólogo (2007) e com C. F. Andrada; J. Breschigliari; A. R. Dias; M. Koda, I. C. Lopes; A. M. Machado; B. Mandelbaum; T. S. Neves; I. C. E. Oliveira; C. A. Ortega; Leny Sato; Ianni Regia Scarcelli; Maria Luisa Sandoval Schmidt e L. S. Viegas de A cidadania negada: políticas públicas e formas de viver, Casa do Psicólogo (2009).

 

  • "Seu texto é delicioso!! Adorei!! E ler suas resenhas, que não tinha tido tempo de desfrutar em mensagens anteriores, um deleite! Parabéns!! Aguardo a segunda parte da entrevista da Claudia!. Que maravilha, a PALAVRA!!"  Marília Tresca. Membro da Red Internacional de Cuentacuentos, professora de artes, pós-graduada em Contação de Histórias.

 

  • "Parabéns pelo blog e pela escolha dos temas. Muito importante essa reflexão sobre o mercado editorial, o acesso à leitura e a transmissão de conteúdos ligados à aquisição do conhecimento." Mirian Chinalli. Psicanalista, escritora e editora assistente de literatura infantojuvenil.

 

  • "Dei uma boa passeada pelo site. Adorei! Parabéns!! Muito bom mesmo, que trabalho legal você tá fazendo por lá. Grande abraço!" Alexandre Petillo colunista no jornal O Vale.

 

  • "Parabéns pelo blog repleto de informações de qualidade para todos os apaixonados pela literatura brasileira, como eu." Daliana Cascudo. Psicóloga, bacharel em ciências da computação. Neta de Luís da Câmara Cascudo, é responsával pelo Memorial Câmara Cascudo.

 

  • "Muito bacana, menina! Parabéns pela iniciativa! Conte comigo no que precisar." Laudo Ferreira Jr. Quadrinista e ilustrador. Começou sua carreira em 1983, ilustrando para diversas editoras, além de trabalhar com publicidade e no desenvolvimento de cenários e figurinos para teatro. Fundou o Estúdio Banda Desenhada em 1996, ao lado de Omar Viñole. Conquistou duas vezes o Troféu HQ Mix: a primeira, em 1995, pela obra À meia-noite levarei sua alma, adaptação do filme homônimo de Zé do Caixão, e a segunda, em 2008, pela publicação independente Depois da meia-noite, em parceria com Viñole. Ganhou o Prêmio Angelo Agostini de melhor desenhista em 2008 e 2009.

 

  • "Esse Blog é como brigadeiro de colher, a gente começa sem pretensão nenhuma, depois não consegue parar de saborear. Parabéns!!!" Elizabeth A Cordeiro Senra Guessada. Recursos Humanos, Boston, Massachusetts. 

 

  • "Tenho acompanhado as matérias do Histórias e estou gostando muito! Aprendo sempre alguma coisa e é muito interessante conhecer mais sobre pessoas como a Suppa, a Claudia Scatamacchia, a Laura Bacellar... Obrigada!!!" Olívia Pinto.

 

  • "Que ótimo que você está desenvolvendo trabalhos interessantes, sempre entre livros. Atualmente faço preparações para a Companhia das Letras e a Cosac e, acima de tudo, luto para pôr um ponto final em minha tese na área de literatura brasileira. Acabo de ler o depoimento que você colheu do Ivan Marques. Muito abrangente e revelador da realidade de um professor de Letras. Grande abraço." Ana Cecília Água de Melo.

 

  • "Bacana seu Histórias do Livro." Marco Aqueiva. Escritor.

 

  • "Parabéns pelo seu trabalho de historiadora, resgatando histórias do mercado de livros e publicações, um pedaço da vida cultural brasileira." Eliana Sá. Editora, jornalista, autora dos livros Dona galinha e o ovo de Páscoa (ilustr. Roberto Caldas, Scipione, 1990); Um ônibus pra Lua (ilustr. Nireuda Longobardi, Sá Ed., 2009); Um amigo na caverna (ilustr. Laurabeatriz, Scipione, 2010); Pinguim de mochila (Sá Ed., 2012), O cavalinho vermelho do carrossel (Sá, 2012), Uma ponte luminosa (Sá, 2012); O peixinho medroso (todos com ilustrações de Mariana Basqueira, Sá, 2012); Meu primeiro livro de poesia (Sá, 2002); A bolsa nova da Lili (ilustr. Vanessa Prezoto, Sá, 2013); e coautora com Lúcia Pimentel Goes de: Energia força da vida (Flying Rivers/Sá, 2010); Natureza - vida (Flying Rivers/Sá, 2010); e Montanha-russa, com Eveline Albuquerque (Sá, 2013).

 

  • "Que blogão, heim? Muito completo. Gostei da resenha do livro do Tim Burton." Isa Mara Lando. Tradutora, intérprete, autora de Gato xadrez ((Brinque Book, 2012), Vocabulando - Vocabulário Prático Inglês-Português (Disal, 2006), Vocabulando Workbook (Disal, 2008) Vocabulando - Vocabulário Prático - Ing. Port 2° ed. (Disal, 2015), Thank You, Mrs. Goldman! (Disal, 2007), Mini Vocabulando (Disal, 2009), Loucas Noites - Wild Nights - 55 poemas de Emily Dickinson (Disal, 2010), ABC dos amigos e Eu vou (ambos pela Autêntica, 2014).